Saberes em trânsitoSaberes em trânsito.
Etnografia, literatura, educação e mobilidade urbana

Álamo Pimentel

152 p. il. | 2016 | 15,5 x 23 cm | 1ª edição | 978-85-7740-204-5

R$ 35,00


A mobilidade urbana expressa uma educação em movimento, no movimento Circular na cidade pelos mais diferentes meios de locomoção deflagra processos de ensino--aprendizagem constituintes de experiências formativas imanentes às táticas cotidianas de sentir-fazer-saber caminhos. Por outro lado, supõe confrontos com os conflitos sociais emergentes das contradições entre a vida privada e a vida pública.
Entre os anos de 2013 e 2014 o autor deste livro morou em Maceió e conviveu com os dilemas do uso do transporte coletivo na capital alagoana. Produziu relatos de viagens como passageiro das linhas de ônibus entre sua casa e a Universidade Federal de Alagoas (local do seu trabalho à época), articulando experiências como educador e praticante de etnografi a na produção de minicrônicas compartilhadas em redes sociais on-line/off-line.
A composição literária inspirada nas literaturas de protesto dos movimentos sociais em defesa do passe livre, bem como nas crônicas de crítica social de Eduardo Galeano, recorreu também a inspirações teórico-metodológicas advindas da filosofia, da antropologia e da sociologia. O resultado de todo este trabalho encontra-se reunido nesta obra.
Além dos caminhos percorridos para fazer os trajetos de casa ao trabalho, o autor oferece-nos os itinerários intelectuais adotados para a produção de suas minicrônicas e uma análise dos efeitos gerados no compartilhamento de suas experiências no facebook.
Saberes em trânsito destaca as formas de aprender-ensinar emergentes do esforço no atravessamento dos conflitos e dos paradoxos presentes na vida dos usuários de transportes urbanos no Brasil.


Sobre o autor:
Álamo Pimentel é especialista em Antropologia pela UFAL, doutor em Educação pela UFRGS e pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No momento atua como Professor Associado II da Universidade Federal do Sul da Bahia, no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. Também é autor do livro O encontro e a Troca: ensaios de antropologias do aprender e genealogias do conviver, publicado pela EDUFBA.