O caldeirão da feiticeiraO caldeirão da feiticeira
a metapsicologia de Freud, um século depois


Maria Anita Carneiro Ribeiro
Maria Helena Martinho
Sonia Borges [org.]

160 p. | 2015 | 16 x 23 cm | 1ª edição | 978-85-7740-195-6

R$ 40,00

Textos de: Antonio Quinet, Consuelo Pereira de Almeida, Elisabeth da Rocha Miranda, Georgina Cerquise, Glória Justo Martins, Gloria Sadala, Maria Anita Carneiro Ribeiro, Maria Helena Martinho, Sonia Alberti, Sonia Borges, Vera Pollo

Encontramo-nos a um século dos textos metapsicológicos de Sigmund Freud, às voltas com inúmeras transformações subjetivas, cuja apreensão coletiva se tem mostrado não apenas apaixonadamente incipiente, como também ineficaz e inespecífica perante imperativos de supressão do sofrimento e do mal-estar cada vez mais presos a estatísticas, aconselhamentos e meritocracias. A invenção metapsicológica a partir de uma prática clínica baseada unicamente na fala e na escuta do que esta pode e não pode dizer continua a gerar efeitos surpreendentes e mesmo inéditos para os sujeitos que a ela se submetem, contudo os tempos são outros e o encontro dos discursos capitalista, científico e universitário marcha adiante, razão pela qual, sendo melhor aqui insistir do que remediar, não se deve deixar de retornar aos fundamentos que a constituíram.
Fruto de tal desejo, este livro reúne 15 contribuições tecidas em torno do caldeirão da feiticeira constituída por Freud, das contribuições nele
temperadas por Jacques Lacan e das atividades de ensino, transmissão e pesquisa de Formações Clínicas do Campo Lacaniano Rio de Janeiro. Essas contribuições, divididas em quatro seções, procuram, assim, celebrar a descoberta do inconsciente e o sujeito dividido pela linguagem que se torna responsável pelas escolhas inevitáveis que é levado a fazer em face do sexo e da morte.

Sobre as organizadoras
Maria Anita Carneiro Ribeiro
Psicanalista. ame da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Pós-doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é coordenadora acadêmica e professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica. Professora do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Editora da revista Marraio e autora dos livros Um certo tipo de mulher e A neurose obsessiva.

Maria Helena Martinho
Psicanalista. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora dos Cursos de Doutorado, Mestrado e Especialização em Psicanálise da Universidade Veiga de Almeida, onde é coordenadora e supervisora clínica do Serviço de Psicologia Aplicada. Professora e supervisora clínica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sonia Borges
Psicanalista da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano. Artista plástica. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autora dos livros A alfabetização depois de Lacan e Psicanálise, linguística, linguisteria. Administradora, no Facebook, da página psicanalisentreartes.



SUMÁRIO

Apresentação                    9
Maria Anita Carneiro Ribeiro


destinos da pulsão

A pulsão e seus destinos                    13
maria anita carneiro ribeiro

Zwang und Trieb:
sintoma obsessivo, com-pulsão à repetição                    25
antonio quinet

Pulsão: teoria ou ficção?                    33
gloria sadala

A pulsão epistemofílica na teoria freudiana                    43
glória justo martins


metapsicologia e estrutura

Os dois tempos da constituição
do sujeito: alienação e separação                    57
maria helena martinho

O inconsciente, a pulsão e os fenômenos somáticos                    67
consuelo pereira de almeida

O desmentido como destino da pulsão                    73
maria helena martinho

Análise: um percurso                    85
elisabeth da rocha miranda


a pulsão silenciosa

As modalidades do masoquismo                    91
vera pollo

Repetição: tiquê e automaton                    99
elisabeth da rocha miranda

A falha epistemo-somática:
o fenômeno psicossomático
e a debilidade mental                    109
maria anita carneiro ribeiro
elisabeth da rocha miranda


A verdade religiosa:
Santa Luzia, um martírio de amor                    121
georgina cerquise


sublimação e criação
Em Goethe                    129
sonia alberti

Sublimação e voz                    139
vera pollo

Sublimação, criação ex nihilo
e pulsão de morte                    147
sonia borges