Passagens. Transmissão da psicanálise e direitos do homemPassagens. Transmissão da psicanálise e direitos do homem
Paolo Lollo
128 p. | 2015 | 15,5 x 23 cm | 1ª edição | 978-85-7740-192-5

R$ 39,00

Dos nove artigos aqui reunidos abrem muitas passagens nos rumos da psicanálise. Ao centrar sua pesquisa em três questões essenciais – a transmissão do saber analítico, os direitos do homem e as relações entre o universal e a diversidade –, Paolo Lollo percorre territórios da literatura, da filosofia e da política, fazendo-se acompanhar de equivalências e dissonâncias linguísticas embasadas tanto no estudo filológico quanto na clínica psicanalítica. De um discurso a outro, ele “passa” por entre essas disciplinas, atravessa conceitos psicanalíticos e faz surgir significantes novos.
A singularidade de sua pesquisa se vale da prática de abordar a linguagem à luz da etimologia. Para isso, remonta à origem das palavras e reconstrói suas derivações em diferentes línguas. Passagens, assim, convida seus leitores não apenas a realizar uma viagem poética que ultrapassa os impasses da razão, como também a ouvir a suave dialética do inconsciente e a força da subversão analítica, pelas quais o desejo e a divisão do sujeito continuam a exercer constantes reviravoltas nos discursos compartilhados.

Sobre o autor
Paolo Lollo é psicanalista e filósofo de formação. Ensinou literatura italiana e linguística na Itália, na Alemanha, na Polônia e na França. Pesquisador associado à Unidade de Pesquisa em Psicopatologia da Universidade de Paris 13, é membro e secretário-geral da Insistance (Paris), associação de estudos de psicanálise, arte e política. Fez parte da equipe de pesquisa e atendimento clínico do Hôspital de la Pitié-Salpêtrière, na Unidade de Psicossomática, Psicoterapia e Psicanálise. É co-fundador da Seção Paris do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.



SUMÁRIO


Prefácio 7
Marco Antonio Coutinho Jorge

Introdução 9

1. Do sofrimento à esperança 17

2. Rumo à felicidade 25

3. Da psicanálise aos direitos do homem 43

4. Do saber à sua transmissão 55

5. Do universal à diversidade 63

6. A arte, a psicanálise e a política 81

7. Do mal-entendido à literatura 85

8. De um discurso ao outro 95

9. Do passe à insistência de uma insist-uição 103

Referências bibliográficas 123