A violência na berlindaA violência na berlinda
Vera Malaguti Batista [org.]
Textos de: Vera Malaguti Batista; Nilo Batista; Claudia Ciribelli Rodrigues Silva; Danielle Brasiliense; Paulo Vaz; Fernanda Canavêz; Joel Birman; Maurício Stegemann Dieter; Orlando Zaccone D’Elia Filho; Wedencley Alves

176 p. | 2014 | 16 x 23 cm | 1ª edição | 978-85-7740-171-0


R$38,00

As sete contribuições desta coletânea foram originalmente concebidas no âmbito das atividades do grupo Epos-Genealogias, Subjetivações e Violências, cuja ênfase incide sobre a história das formas de subjetivação.
A luz da abordagem transdisciplinar que caracteriza as pesquisas desenvolvidas por seus integrantes, a problematização, a análise e os inúmeros desdobramentos subjetivos e institucionais da violência cotidiana têm sido eixo recorrente de seus debates tanto acadêmicos quanto públicos.
O leitor interessado por essa forma de consentimento e dissensão terá a chance, portanto, de avaliar como os autores aqui reunidos abordam o controle do uso de droga pela Justiça e pela psiquiatria, o papel e a atuação da mídia nadivulgação de crimes, a lógica atuarial na gestão das classes tidas como perigosas, a pacificação de determinados territórios como forma de combate à violência. a judicialização da morte o espraiamento da insegurança social nacontemporaneidade.
Trata-se de assuntos que, além de naturalmente polêmicos, têm servido sob o manto da governabilidade, de focos de atuação política com nítidas implicações socioeconômicas, razão pela qual sua observância, no sentido de pôr-se em conformidade com um modelo ou regra, deve ser continuamente questionada.


VERA MALAGUTI BATISTA
Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo Epos – Genealogias, Subjetivações e Violências. Secretária Geral do Instituto Carioca de Criminologia.



SUMÁRIO

Nota da organizadora
Vera Malaguti Batista

Prefácio
Nilo Batista

A aliança entre Justiça e psiquiatria
no controle do uso de droga:
medicalização e criminalização na berlinda
Claudia Ciribelli Rodrigues Silva

A mídia e o vingador:
o massacre de Realengo e
os sentidos do bullying
Danielle Brasiliense
Paulo Vaz

A pacificação na berlinda:
o dilema entre violência e paz
Fernanda Canavêz

Subjetivações, periculosidade e
insegurança social na contemporaneidade
Joel Birman

Lógica atuarial e incapacitação seletiva.
A farsa da eficiente gestão diferencial
das novas classes perigosas
Maurício Stegemann Dieter

A judicialização da morte
Orlando Zaccone D’Elia Filho

As caricaturas da verdade:
discurso punitivo e práticas de humilhação na imprensa
Wedencley Alves