Quatro questionamentos sobre a violênciaQuatro questionamentos sobre a violência
Francisco Ramos de Farias, Glaucia Regina Vianna,
Maria de Fátima Scaffo, Rafael Andrés Patiño Orozco

176 p. | 2014 | 15,5 x 23 cm | 1ª edição | 978-85-7740-169-7

R$ 38,00

Já era o tempo em que as imagens da violência referiam-se apenas às ficções de montagens cinematográficas e que o assunto era abordado somente em alguns campos do saber científico. De uns tempos para cá, a televisão, os jornais, os livros, as revistas, não poupam esforços em confrontar-nos, de forma nua e crua, com rastros, vestígios, cenas e ações violentas, em ínfimos, precisos e cuidadosos detalhes.
Quatro questionamentos sobre a violência apresenta reflexões críticas sobre a temática da experiência humana relacionada à violência, ao crime e à agressão em uma abordagem interdisciplinar. A obra constitui-se em uma abordagem inovadora, uma vez que apresenta quatro questionamentos, analisando a complexidade da violência, a partir da perspectiva dos sujeitos que praticam a ação destrutivas e de quem sofre os seus efeitos.
Cotidianamente a violência é um tema abordado pela mídia, literatura geral, ficção, pesquisas e estudos de diferentes abordagens teóricas e disciplinares (Segurança Pública, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Direito, Religião), constituindo um contexto complexo, denso e perpassado pelo senso comum, pragmatismo, estereótipos e, por vezes, pelo sincretismo.
A que a violência faz eco?; Viveríamos se não fôssemos violentos?; Por que uns, as mulheres, são presas fáceis à violência? e, Como uma carnificina destrói o próprio sangue?, são os quatro questionamentos que levam o leitor a desvelar e pensar criticamente a violência em suas diferentes nuances, faces e abordagens teóricas, considerando o contexto das experiências humanas e relações sociais.
Convidamos o leitor para nos acompanhar nessa viagem em que nos defrontamos com temas inquietantes que são uma preocupação desde os primórdios da humanidade. Esperamos, não oferecer soluções, mas sim provocações para fomentar novas reflexões e outros questionamentos.

Lobélia da Silva Faceira
Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro



SUMÁRIO

Introdução.
Pistas em veredas sinuosas

Questionamento 1.
A que a violência faz eco?

Questionamento 2.
Viveríamos se não fôssemos violentos?

Qquestionamento 3.
Por que uns, as mulheres, são presas fáceis à violência?

Questionamento 4.
Como uma carnificina destrói o próprio sangue?

Referências

Sobre os autores