AtlantidaProjeto Jamaraquá
Sustentabilidade e Arquitetura no Tapajós

Marcos Favero
112 p. | il. color. | 2012 | 26 x 16 cm | 1ª edição | 978-85-7740-107-9

Textos em português, francês e inglês

R$39,00


PRÓLOGO

Considera-se o conceito desenvolvimento sustentável como principal matriz de sentido deste trabalho, testemunho da experiência de pesquisa e projeto em arquitetura realizada junto à Comunidade de Jamaraquá. Propor- cionando um novo marco de referência para todas as atividades humanas, este conceito pressupõe uma abordagem específica no cruzamento de questões de índole social, econômica e ambiental; caracterizando, portanto, o território de investigação como super- fície complexa.
Frente àquele marco o Projeto Jamaraquá assume, no plano teórico-metodológico, princípios e práticas do projeto arquitetônico sustentável e do projeto participativo em arquitetura. Por sua vez, como resultado prático, a Pousada Comunitária Jamaraquá configura-se como projeto demonstrativo, a ser construído em uma ilha na área desta comunidade. Trata-se de estratégia diretamente vinculada a um movimento de resgate, valorização e desenvolvimento da cultura local, cujo objetivo é contribuir, na medida do possível, para o desenvolvimento e gestão de comunidades humanas sustentáveis.
Como este trabalho diz respeito sobretudo aos moradores da Comunidade de Jamaraquá, a eles é dedicado este livro. Espera-se que possam lê-lo e apreciá-lo. Espera-se também que venha a ser útil como instrumento de refe- rência para todos aqueles envolvidos ou inte- ressados em uma renovada atitude na ação de projetar, construir e habitar o espaço de nosso planeta.