AtlantidaO vento do mar | Lêdo Ivo
Monique Cordeiro Figueiredo Mendes [pesquisa, seleção e organização]
312 p. il. color | 2011 | 16 x 22,5 cm | 1ª edição | 978-85-7740-096-6


R$79,00

O vento do mar apresenta a vida e a obra de Lêdo Ivo. Aqui estão relatadas a sua procedência geográfica e familiar, e a trajetória literária desde a adolescência em Maceió, que ele converteu numa cidade mítica, até os dias atuais.
O convívio com grandes figuras da literatura brasileira, como Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Jorge de Lima, Austregésilo de Athayde, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Afonso Arinos de Melo Franco, José Lins do Rego, Cornelio Penna, Lucio Cardoso, Agrippino Grieco, Josué Montello e Clarice Lispector, entre muitos outros, é evocado e objeto de sua reflexão ensaística, impondo-se como documentos preciosos de nossas memorialística e história cultural.
A vasta iconografia registra o percurso poético e literário, as viagens e a participação em numerosos festivais de poesia, graças à projeção e ao reconhecimento de sua obra no exterior. E ainda uma história de amor.
Na antologia poética Os sinos de Maceió, inserida neste livro, Lêdo Ivo celebra a sua cidade natal. Nela estão presentes o mar e os navios, o vento e as ruas tortas, o farol desaparecido e os caranguejos dos mangues, os morcegos e o mormaço, o porto e as lagunas. Como se lerá, essa visão obsessiva ilumina a sua criação poética.


http://ronaldocostafernandes.blogspot.com/2011/08/ledo-ivo-por-fabio-coutinho.html